O departamento pessoal é um dos setores mais importantes da empresa e a falta de conhecimento ou não dar a devida atenção sobre como conduzi-lo, pode trazer bastante dor de cabeça, principalmente, quando o assunto for problema financeiro. Mas como o contador pode ajudar o Departamento Pessoal das empresas a serem mais acertivos e eficazes?

É uma das principais dúvidas! A Assessoria Contábil é muito importante para a organização do DP, pois, traz maior eficiência e agilidade na execução dos processos, redução de erros, prevenção contra fraudes, entre outros pontos. E como isso pode ser feito? Neste artigo vamos mostrar, acompanhe!

Desempenhar as funções do departamento pessoal de forma eficiente  pode evitar uma série de problemas fiscais e trabalhistas. No entanto, a maioria das micro e pequenas empresas deixam essa tarefa de lado, o que é um grande erro, já que, fazer a gestão dos colaboradores e gerenciar todas as atividades relacionadas a eles, é de extrema importância para manter a saúde financeira do negócio.

Nesse caso, contar com a ajuda de um especialista em contabilidade pode fazer toda a diferença. Ele será responsável por prestar orientações para melhoria da organização do departamento, que poderá resultar em otimização do tempo e redução de burocracias, além de evitar que a empresa tenha problemas com o fisco por descumprimento de alguma obrigação trabalhista. Tudo isso faz com que os processos de responsabilidade da área sejam bem mais eficazes.

Quais benefícios uma empresa de contabilidade traz para o departamento pessoal?

O trabalho da assessoria contábil consiste em identificar impactos do setor de forma abrangente. O serviço consegue avaliar mecanismos para redução de custos, o melhor enquadramento tributário para a empresa, políticas de remuneração e benefícios que precisam ser revistas.

Evite problemas com a folha de pagamento

Contabilizar corretamente os valores que cada colaborador tem a receber é de extrema importância para evitar gastos desnecessários, garantir que a empresa esteja trabalhando de acordo com a lei e evitar passivos trabalhistas (que podem comprometer o faturamento do negócio).

Dá segurança que as obrigações trabalhistas sejam cumpridas

Envolver a contabilidade no departamento pessoal garantirá que as obrigações trabalhistas (13º salário, férias, horas extras, etc), sejam devidamente pagos dentro dos prazos previstos pela legislação. Assim, evitam-se ações trabalhista e, consequentemente, multas.

Reduz custos trabalhistas

Isso acontece por conta da elaboração de contratos personalizados e manual de normas/procedimentos que informe os descontos previstos em lei.

 

Via: viverdecontabilidade / jornalcontabil

×