A escolha do contador ideal está diretamente relacionada com a saúde econômico-financeira da sua empresa. Isso mesmo, pode ser dizer que a contabilidade é o principal alicerce de uma empresa, Por isso, na hora de escolher um bom contador, deve-se se prestar atenção em alguns detalhes, pois, afinal este profissional terá uma boa parte do poder de fazer o negócio prosperar. Encontrar um bom escritório de contabilidade confiável é relativamente simples, basta seguir as recomendações abaixo:

Como escolher um bom contador?

 

1 – Peça indicações

Converse com outros donos de pequenas empresas e pergunte quem faz a contabilidade para eles. Nada melhor do que uma boa indicação de quem já está utilizando o serviço.

2 – Habilitação do contador

Checar se o profissional está registrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Basta entrar no site do CRC, buscar a região onde a empresa atua e consultar o nome do contador ou do escritório.

3 – Checar a experiência do contador

Verificar se o profissional atende a outras empresas do mesmo setor no qual o seu negócio está inserido é fundamental. Afinal, você quer alguém que saiba o que esta fazendo com a área financeira do seu negócio.

4 – Quais são os serviços prestados

É bem provável que o profissional escolhido preste, no mínimo, os serviços básicos da contabilidade. Mas o ideal é um contador que atue como uma espécie de consultor ao apontar a necessidade de recursos financeiros, analisar o  nível de endividamento e fazer a gestão de riscos.

5 – Se utiliza softwares de gestão

Hoje em dia, tudo gira em torno da tecnologia, principalmente quando o assunto é automatizar processos. Esses softwares podem ajudar nas movimentações financeiras, registrar as vendas, controlar o estoque e ainda podem ser integrados à emissão de nota fiscal eletrônica.

Esses são os principais pontos que um empreendedor deve prestar atenção na hora de contratar um contador. Escolher uma boa assessoria contábil é fundamental nesse processo. Confira os passos para assegurar o melhor acompanhamento para o seu negócio.

Como escolher o escritório contábil?

Iniciar a sua busca pela internet é um passo válido, mas lembre-se de que o escritório deve ser localizado na mesma cidade que a empresa.

Indicações de bons serviços são geralmente úteis. Uma opção é solicitar ao escritório uma breve relação de clientes para procurar referências. É possível, também, buscar indicações de empresários conhecidos que estejam satisfeitos com o trabalho de suas empresas contábeis.

Encontrei um escritório de contabilidade

De acordo com o presidente da Fenacon, é aconselhável realizar uma consulta no Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon) do estado para verificar se o escritório é filiado.

Também é necessário consultar o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para checar se tanto a empresa como seus responsáveis estão devidamente inscritos e regulares no exercício das suas funções.

Como é o acompanhamento

Independentemente de ter contratado um serviço de contabilidade, um empresário precisa conhecer minimamente os tributos e os encargos que incidem na atividade da empresa e acompanhar o recolhimento dos valores. Ele deve solicitar periodicamente à empresa contábil a certidão negativa dos principais órgãos (Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Prefeitura Municipal), que é um dos indicativos de que a empresa não possui pendências. É bom, também, pedir com frequência um balancete.

Desde o início, é importante acordar em contrato reuniões frequentes com os profissionais da contabilidade.

Os documentos

A documentação que deve ser guardada pela empresa:

Documentos da constituição da empresa, como o registro de firma individual e/ou contrato social e os registros em todas as repartições fiscais, como o CNPJ e o alvará de funcionamento.

Também devem ser mantidos, depois de efetuados os devidos lançamentos fiscos-contábeis, todos os documentos referentes à atividade. Eles devem retornar à empresa logo após sua utilização pela contabilidade:

  •  Notas fiscais de compras

  •  Despesas gerais (água, luz, telefone)

  •  Talonários de vendas

  •  Guias de recolhimento de todos os tributos

  •  Extratos bancários

  •  Livro ou ficha de registro dos empregados

  •  Registros de ponto dos funcionários, para averiguação do Ministério do Trabalho

  • A documentação que deve ser guardada pelo escritório de contabilidade:

  • Contrato de prestação de serviço entre a contabilidade e a empresa

  • Livros fiscais e contábeis

  • Cópia dos documentos de constituição da empresa

  • Cópia do livro ou ficha de registro dos funcionários

  •  Quem deve pagar os impostos.

 

Dicas para encontrar a contabilidade ideal:

  • Peça Indicações: Buscar referências é uma das melhores formas de começar o processo seletivo da busca de um bom contador. Pedir indicação de outros empresários dará muita segurança, pois, as pessoas costumam indicar algo apenas quando já recebeu recomendações ou já utilizou os serviços. Hoje em dia, é muito comum também, as indicações por meio da internet. Através de comentários ou uma rápida busca por contabilidades no Google, pode aparecer nas primeiras páginas as melhores opções da região, devido a excelente seleção que a ferramenta faz.
  • Verifique os clientes atendidos pela contabilidade: É de praxe, no próprio site da contabilidade, possuir uma aba de clientes atendidos. Verifique se a contabilidade divulga os nomes de seus principais clientes e entre em contato com estas empresas para buscar mais referências sobre as soluções prestadas e atendimento.
  • Leia o blog do siteExcelentes contabilidades costumam criar conteúdo informativos disponibilizados através de seus sites. Pelos textos você poderá ter conhecimento se a contabilidade possui excelência, através de informações que passa gratuitamente a quem visita seu site.  
  • Nichos atendidos: Cheque se a contabilidade possui expertise no setor que você atua ou irá atuar. O motivo de escolher desta forma, é que a contabilidade se tornou especialista naquele mercado e poderá oferecer um planejamento tributário mais elaborado e conhecimento em incentivos fiscais, além das melhores alíquotas.
  • Tempo de mercado: Veja quanto tempo de experiência possuem os profissionais.
  • Confira a situação cadastral da contabilidade: Obrigatoriamente, a contabilidade deve possuir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), Alvará de Funcionamento e cadastro junto ao CRC (Conselho Regional de Contabilidade) .
  • Atendimento, Comunicação e Localização: A facilidade do relacionamento entre você e seu contador fará toda diferente no dia-a-dia. Uma contabilidade com poucos colaboradores é uma melhor opção quando se quer uma excelente prestação de serviços e um contato mais estreito com o contador responsável. A logística entre o contador e sua empresa, também ajudará no momento das visitas pessoais e/ou entrega de documentos, por exemplo.
  • Visite o escritório: Um contato pessoal pode render uma negociação melhor e possibilitará conhecer a estrutura e os profissionais que irão lhe atender.
  • Contrato: Atente-se quanto as cláusulas do contrato e conheça quais são as responsabilidades do contador e do empresário, para uma perfeita execução do trabalho, e para que sua empresa não perca prazos ou receba penalidades do governo por desorganização de documentos e falta de informações.

 

Via: viverdecontabilidade / SEBRAE / Contabeis / Viverdecontabilidade

×