Como abrir uma empresa de Consultoria em Belo Horizonte?

 

Desde o começo da pandemia as pessoas estão cada vez mais conectadas! O volume e fluxo das informações aumentou como nunca e as dúvidas sobre como buscar novos negócios abriu um mercado gigantesco de empresas de consultorias nos mais diversos segmentos e temas. Hoje, selecionamos dicas importantes sobre como abrir uma empresa de Consultoria em Belo Horizonte, confira!

Números do mercado de Consultorias no Brasil

Hoje me dia existem centenas de consultores em diferentes áreas, como assessoria contabilidade, varejo, atacado, consultoria de marketing, entre outros. O mercado de consultorias no Brasil é um dos que mais cresce. De acordo com uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil registrou mais de 780 mil novas empresas no ano passado, e destas 14,2% contaram com algum tipo de Consultoria especializada.

Se você deseja ter um negócio lucrativo, saiba que a Consultoria proporciona flexibilidade de horário, e você poderá trabalhar para empresas de vários segmentos. No Brasil, a Consultoria é um mercado que está se atualizando, e proporciona diversas oportunidades aos profissionais, iniciantes e também aos mais experientes.

Há vários tipos de Consultoria, e geralmente, quem necessita desse tipo de serviço são os seguintes segmentos:

  • Gestão Financeira;
  • Vendas;
  • Recursos Humanos;
  • Contabilidade;
  • Tributos;
  • Marketing digital, etc.

A Consultoria é fundamental, para elaborar estratégias de crescimento eficazes para empresas e profissionais liberais. É importante destacar que, um consultor tem o papel de auxiliar, e não de tomar a decisão final, este papel é somente da empresa que contratou a Consultoria.

Com base nas informações fornecidas através de relatórios, e também por análises, é que torna-se possível ter uma visão mais detalhada da situação real da empresa, não se esqueça que, bons resultados somente aparecem com o tempo, então há necessidade de ter muita paciência.

Se fôssemos citar as vantagens que a Consultoria proporciona, podemos mencionar diagnóstico eficaz, melhor planejamento estratégico, visão externa sobre o funcionamento da empresa, etc. Existem dois tipos de Consultoria, que são interna e externa. Cabe à empresa, decidir o momento ideal para a contratação de um serviço como este.

Como abrir uma empresa de Consultoria em BH?

Passo 1 – Defina o formato jurídico de sua Consultoria

Uma vez definido o tipo de Consultoria que pretende oferecer aos seus futuros clientes, chegou a hora de definir o formato jurídico de seu novo negócio.

Se pretende tocar o negócio sozinho no início, o mais indicado será abrir uma Empresa Individual (EI), agora se pretende ter um ou mais sócios, o mais indicado é constituir uma Sociedade Limitada(LTDA).

Passo 2 – Defina qual o Regime Tributário

Agora é hora de definir como serão recolhidos os impostos de sua nova empresa, isso é feito através do Regime Tributário. Como empresa de serviços você tem 2 opções:

  1. Simples Nacional;
  2. Lucro Presumido ou Lucro Real.

Simples Nacional é o regime mais comum, se aplica a empresas que faturam até 4,8 milhões de reais por ano e  grande vantagem é poder recolher os principais impostos de maneira simplificada.

O Lucro Presumido é indicado para empresas com faturamento de até 78 milhões de reais por ano, e como o próprio nome sugere, é a Receita Federal quem presume o faturamento e lança os impostos devidos.

Passo 3 – Contrate um escritório de contabilidade profissional e Experiente

Para ter sucesso ao abrir uma empresa de Consultoria em Belo Horizonte é preciso ficar atento aos mínimo detalhes contábeis, para evitar prejuízos e gastos. Para evitar transtornos e acelerar todos os processos burocráticos que envolvem seu novo negócio, você vai precisar de um Contador em BH com Experiência na área de Consultorias.

EXTRA: Como criar o Marketing digital para uma empresa de Consultoria em BH?

Para aqueles que estão buscando atrair clientes para sua Consultoria, saibam que o marketing digital é uma ferramenta extremamente importante, veja algumas dicas a seguir para ajudar você que está iniciando no segmento de consultoria:

1º Crie um portifólio elaborado

Se você tem experiência em determinada área específica, e tem interesse em ser consultor, saiba que um portifólio é a sua porta de entrada para captar clientes. Você deve separar o portifólio por produtos, área de atuação, resultados, segmentos de clientes, etc.

Depois espalhe links para seu portifólio em suas redes sociais, site, ou no cartão de visitas, inclua o máximo de informações relevantes possível.

2º Conheça seu público

Nunca é demais lembrar que, quando conhecemos nosso público, podemos nos comunicar melhor, e oferecer serviços que realmente possam atender às suas necessidades. Além disso, há uma melhor assertividade em sua estratégia de marketing, o que proporciona boas conversões em vendas.

3º Escolha métodos para definir o público

Hoje em dia, existem diferentes formas de definir seu público, que são: estudar o mercado, segmentar o mercado, elaborar ofertas corretas, escolher os melhores canais de comunicação, etc. Temos que ter também, cuidado com nosso gosto particular, pois, o que nos agrada nem sempre irá agradar o cliente.

4º Trabalhe na construção de sua marca

É necessário muita dedicação e esforço para conseguir ter uma identidade visual, primeiramente você realizará uma pesquisa de mercado para saber se existe alguma marca com nome similar no INPI. Tenha uma logomarca, e faça um manual de marca, para cuidar de sua integridade e reputação.

Saiba que este é um segmento perfeito para você que está desempregado(a), pois oferece oportunidades de empregos direta e indiretamente.

A Contabilidade Papyrus Assessoria Contábil atua com diversas soluções contábeis, confira:

 

Para saber mais informações sobre empresa de Consultoria em Belo Horizonte? 
Entre em contato conosco.
📞 (31) 3508-2000
Nos acompanhe também nas redes sociais:
💻 Instagram: @contabilidadeconexus

×