A DLPA significa Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados!

A DLPA é um documento de demonstração contábil não-obrigatória que demonstra todas as alterações ocorridas no saldo da conta, Lucros ou Prejuízos Acumulados, no Patrimônio Líquido. O seu principal objetivo é demonstrar, como o próprio nome diz, quais as alterações ocorridas no patrimônio líquido de acordo com a geração de lucro ou prejuízo proveniente das suas operações, bem como outros fatores que possam alterá-lo de alguma maneira.

Ou seja, conforme uma companhia apura lucro, isso representa um aumento patrimonial. Da mesma forma, um resultado de prejuízo irá reduzir o patrimônio do negócio. E isso pode ser acompanhado justamente por meio da DLPA.

Como é o funcionamento da DLPA?

O objetivo dessa demonstração é mostrar, além da movimentação ocorrida no saldo da conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados, o resultado (lucro ou prejuízo do período) e sua distribuição. A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) deverá conter:

a. O saldo do início do período e os ajustes de exercícios anteriores;
Como ajustes de exercícios serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.

b. As reversões de reservas e o lucro ou prejuízo líquido do exercício;
Correspondem às alterações ocorridas nas contas que registram as reservas, mediante a reversão de valores para a conta Lucros Acumulados, em virtude daqueles valores não serem mais utilizados.

c. As transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao final do período. Uma eventual redução no prejuízo acumulado ou aumento na reserva de lucros pode mostrar um resultado positivo no período.
É o resultado líquido do ano apurado na Demonstração do Resultado do Exercício, cujo valor é transferido para a conta de Lucros Acumulados.

Já o aumento do prejuízo ou redução das reservas pode mostrar o prejuízo no período. O foco da DLPA é sobre o resultado da empresa. Como esse relatório mostra as alterações nas reservas de lucros e nos prejuízos, outras contas podem ser influenciadas pela alteração de tais contas.

TRANSFERÊNCIAS PARA RESERVAS
São as apropriações do lucro feitas para a constituição das reservas patrimoniais, tais como: reserva legal, reserva estatutária, reserva de lucros a realizar, reserva para contingências.

SUBSTITUIÇÃO PELA DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO 
De acordo com o § 2º do artigo 186 da Lei nº 6.404/76 a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e divulgada pela companhia, pois não inclui somente o movimento da conta de lucros ou prejuízos acumulados, mas também o de todas as demais contas do patrimônio líquido.

Qual é a obrigatoriedade da DLPA?

A DLPA é uma demonstração contábil não-obrigatória, contudo existem alguns casos em que existem sim a obrigatoriedade da elaboração desse documento. Por exemplo, as empresas tributadas pelo Lucro Real são obrigadas a entregar uma DLPA, além disso, as sociedades anônimas também são obrigadas a redigir esse documento. Essas empresas também precisam entregar a DFC (Demonstrativo do Fluxo de Caixa) e a Nota Explicativa. Além disso, quem entrega a ECD (Escrituração Contábil Digital) também precisa entregar todas as demonstrações contábeis junto ao arquivo. É importante dizer que existe a possibilidade de optar pela DLPA ou DMPL (Demonstrativo de Mutação do Patrimônio Líquido), uma vez que os dois relatórios tratam do Patrimônio Líquido.

O que a DLPA diz sobre a saúde da empresa?

Muito mais do que somente apresentar números, a DLPA ajuda a entender o momento da empresa e a projetar seu futuro. Isso porque ela é um documento que traz informações úteis para que o gestor conheça melhor e de forma mais real o cenário financeiro da empresa, além de ser de grande valia para quem pretende investir na organização. Ao trazer dados sobre o lucro ou prejuízo anual da empresa, a DLPA permite compreender de forma clara e precisa a saúde financeira da empresa, conhecer a sua performance no período e, ainda, ajuda a traçar novas metas para o seu futuro.

Conclusão

Ter a orientação de um profissional de contabilidade é muito importante a fim de esclarecer demais dúvidas. Portanto, conhecer e analisar com detalhes os dados que essa demonstração traz permite que gestores, acionistas e investidores possam ter uma visão global de todas as estratégias e das equipes para obtenção de lucro.

Ficou com dúvidas sobre DLPA? Entre em, contato e fale com um de nossos especialistas! 

📞 (31) 3508-2000
💻 Instagram: @contabilidadeconexus

Referências: jornalcontabil / capitalresearch / portaldecontabilidade

×