O que é a Dasn-simei?

DASNSIMEI é a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional para Microempreendedor Individual. Todas as empresas optantes pelo Microempreendedor Individual (MEI) são obrigadas a entregar a declaração do faturamento do último ano-calendário até o dia 31 de maio do ano em questão. A entrega do DASNSIMEI é gratuita e é feita pela internet.

Fiquem atentos poiso prazo está acabando!!!

Como fazer a Declaração Anual do Simples Nacional?

Preencher a DASN é muito simples. O procedimento é realizado pela internet, através do Portal do Empreendedor em apenas 4 passos. Veja abaixo o processo detalhado.

Acesse o Portal do Empreendedor

Passo 1: Acessando o Portal Empreendedor

  1. Acesse o Portal do Empreendedor e clique na seção “Já sou MEI”;
  2. Depois disso, clique em “Declaração anual de faturamento” e em “Declaração anual de faturamento” novamente (veja imagem abaixo);
  3. Depois, basta inserir o CNPJ no campo solicitado.

 

Passo 2: Escolha o tipo e período da declaração: Na tela inicial do sistema são exibidos os campos do período e dos tipos de declarações: original e retificadora.

  1. Em ano-calendário, selecione o ano referente ao período da receita que será declarada. Na prática, uma declaração original realizada em 2022, é referente ao ano de 2021;
  2. Em seguida, escolha a opção “original” caso você deseje fazer a declaração para o ano vigente. Já a “retificadora” é indicada para corrigir erros ou fazer ajustes de uma declaração enviada;
  3. Clique em “Continuar” para dar prosseguimento ao processo.

 

Passo 3: Informando dados financeiros

  1. Na primeira linha, você deverá informar o valor da receita bruta da sua empresa em 2021 de acordo com a categoria em que sua empresa se encaixa (comércio e indústria ou prestação de serviços), você deve usar como base o valor das notas fiscais geradas durante todo o ano;
  2. Para finalizar, informe se a empresa contratou ou não um funcionário no período vigente e clique em “Continuar”.

Passo 4: Revise as informações

  1. Será exibida uma página com a relação dos impostos pagos. Confirme os dados e, se estiver tudo certo, basta clicar no botão “Transmitir”.

 

Quem precisa enviar a DASN SIMEI?

Todo MEI que estava com o CNPJ ativo em 31 de dezembro de 2021, precisa enviar a declaração MEI anual. É importante destacar que é preciso fazer a declaração mesmo se não houve faturamento no ano fiscal anterior.

 

O que está incluso no das?

No regime estão inclusos os tributos de IRPJ, CPP, PIS/PASEP, COFINS, IPI, CSLL, ICMS e ISS. O diferencial é que o seu cálculo e pagamento são unificados. Já a tributação aplicada nestes casos vai variar conforme a atividade econômica que a empresa exerce no mercado.

 

Não entregar a DAS MEI no prazo pode gerar multa?

O MEI que não entregar a declaração no prazo já está sujeito à multa no valor mínimo de R$ 50,00 ou de 2% ao mês-calendário ou fração, que incidem sobre o montante dos tributos informados através da DASN-SIMEI. Vale lembrar que sem a declaração anual, o empreendedor fica impossibilitado de emitir as guias DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Isso faz com que o empreendedor fique inadimplente e perde os benefícios, principalmente relacionados à cobertura previdenciária.

Para saber mais informações sobre a Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN SIMEI) consulte um de nossos especialistas agora mesmo!
📞 (31) 3508-2000
💻 Instagram: @contabilidadeconexus

Referências: Bing / jornalcontabil / vhsys

×