A contabilidade é essencial para as empresas que almejam organizar seus dados financeiros, econômicos e contábeis de maneira eficiente para prosperar. Ter uma contabilidade especializada ajuda a ampliar os resultados e adequar-se a legislação, além de lidar com aspectos particulares de cada empresa. Você deseja saber os tipos de contabilidade existentes no mercado e como eles se aplicam no dia a dia de uma empresa? Acompanhe a leitura até o final.

Tipos de contabilidade e para que servem

Com exceção de quem é Microempreendedor Individual (MEI), a contabilidade é obrigatória para todas as empresas. Diante disso, é fundamental escolher o tipo de contabilidade mais apropriado para o empreendimento. Confira a seguir alguns exemplos:

Contabilidade financeira

A contabilidade financeira tem como principal objetivo a análise de informações e transações monetárias. Seu foco é conferir a exatidão dos números para a produção de documentos, como demonstrativos e balancetes. Com esses registros, é possível averiguar a saúde financeira da empresa e determinar os próximos passos. Além disso, a disponibilização integral deles para os públicos interno e externo reforça a transparência dos seus dados. A contabilidade financeira lida com itens como receitas, despesas, fluxo de caixa e outros. Todos essenciais para uma boa gestão financeira.

Contabilidade fiscal

A contabilidade fiscal tem relação com o recolhimento de tributos e impostos. Há sempre mudanças ocorrendo no sistema tributário brasileiro que por si só já é bastante complexo. A contabilidade fiscal existe para organizar e permitir ao empresário o pagamento de impostos de maneira correta, evitando multas ou sanções. Esse tipo de contabilidade também ajuda a escolher o regime tributário mais adequado para a atividade comercial.

Contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial procura executar atividades contábeis de maneira alinhada ao crescimento empresarial. Seu objetivo é que a empresa não apenas tenha uma boa gestão contábil e fiscal, mas que também possa ampliar os resultados com mais eficiência. Ela auxilia na tomada de decisão e reduz possibilidades de perdas ou erros na gestão contábil, indicando possibilidades de crescimento ou de diminuição de custos.

Contabilidade de custos

A contabilidade de custos é um tipo específico e é voltada à análise e gestão de despesas. Visa examinar e indicar maneiras de diminuir gastos e despesas. Com ela, o empreendedor pode detectar pontos de desperdício no seu negócio e atuar para reduzi-los. Ela também pode auxiliar na precificação, ao mostrar se os valores cobrados por produtos e serviços da empresa estão dentro da realidade.

Contabilidade rural

Como o próprio nome sugere, a contabilidade rural é dirigida às empresas que atuam no campo, em atividades agroindustriais e similares. Existem particularidades contábeis para esse tipo de empresa que devem ser respeitadas e exigem conhecimento específico. Registros contábeis sobre agricultura e pecuária são bem comuns nesse tipo de contabilidade. Custos referentes às plantações ou aos produtos agrícolas utilizados, ou, então, registros sobre as entradas e saídas dos animais em uma fazenda devem ser contabilizados. Tributos, regras jurídicas e normas próprias para empresas desse ramo também são temas tratados pela contabilidade rural.

Contabilidade pública

Voltada à relação da empresa com órgãos do governo, a contabilidade pública avalia o cumprimento de todas as suas obrigações contábeis. Uma contabilidade pública eficiente evita penalizações, erros em cadastros e outros problemas que podem impactar no orçamento.

Contabilidade internacional

O objetivo desse tipo de contabilidade é analisar, organizar e manter dentro da lei transações realizadas pela empresa com entes de outros países. Com isso, é possível fechar negócios internacionais, importar e exportar recursos com segurança e pagar os impostos devidos, conforme a legislação relacionada ao comércio exterior.

Contabilidade imobiliária

Com a contabilidade imobiliária, empresas que atuam no mercado de imóveis podem trabalhar com mais eficiência e segurança. Afinal, esse é um setor que também conta com suas particularidades no que diz respeito aos impostos e à prestação de contas. Portanto, a contratação de um contador experiente nesse mercado faz muita diferença em transações imobiliárias. Inclusive, ela pode ser o “ás na manga” para o sucesso nesse ramo tão disputado.

Contabilidade digital

A contabilidade digital é uma forma moderna de prestar serviços contábeis utilizando a tecnologia. Nessa área, os escritórios e contadores oferecem soluções à distância, cumprindo todas as obrigações da empresa por meio de plataformas online. É possível apurar e recolher impostos, fazer a escrituração do negócio, realizar a conciliação bancária, emitir notas fiscais e várias outras atividades pela internet. Além disso, os sistemas de contabilidade digital são integrados aos softwares de gestão das empresas, facilitando a troca de informações entre financeiro e contador. Para empresas online como lojas virtuais, a contabilidade digital é uma ótima solução para agilizar as rotinas contábeis e fiscais do negócio.

Conclusão

Conforme foi falado no texto acima, a escolha correta do tipo de contabilidade pode proporcionar a diminuição dos custos e melhorar muito o rendimento de um negócio.  Afinal, com um departamento contábil personalizado e adaptado às demandas da empresa, o empreendedor evita desperdício de tempo e de recursos. Agora que você conhece os tipos de contabilidade, poderá optar por um melhor profissional para o seu ramo de negócio.

 

Saiba mais sobre os tipos de contabilidade existentes no mercado. Entre em contato agora mesmo!

📞 (31) 3508-2000
💻 Instagram: @contabilidadeconexus

Via: nuvemshop / jornalcontabil

×